domingo, 26 de maio de 2013

De quem é a culpa? Conflitos na África


Interprete a charge acima levando em consideração a instabilidade político/econômico e social dos países africanos.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A priori temos que nos referir a Conferência de Berlim de 1885 ,cuja finalidade de partilha da África tende regulamentar a liberdade do comércio nas bacias do Congo e do Níger, bem como ocupações territoriais dado a frenética disputa de mercados. Porém a distribuição desigual entre potências culminou no aumento da rivalidade. Por outro aspecto vê-se a quebra de dignidade e diversidade cultural deste povo, uma vez que as fronteiras foram delimitadas de acordo com interesses e não do ponto de vista da propriedade coletiva, comunidade e família, sendo esta ultima separada neste contexto. Portanto trata-se de um berço de disputas imperialistas que favorecem a destruição das estruturas tradicionais e que possibilitou conflitos regionais e étnicos. Mesmo que falho, não é toa associar pobreza a África, uma vez que em 2000, por exemplo, fora registrado as mais altas taxa de mortalidade infantil além da ocupação dezenove das vinte ultimas posições no ranking de desenvolvimento humano da ONU.
    Beatriz Cristina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Bia!
      Você soube articular os fatos históricos com o quadro social.
      Professora Elisabete

      Excluir
  3. A partilha da África como bem citada pela Beatriz não obedeceu as fronteiras étnicas já existentes no país, juntando em um mesmo espaço físico diversas grupos e comunidades que não possuem a mesma cultura e idioma, além de muitas vezes serem extremamente opostas e inimigas. Esse instável quadro gerou grandes casos de violência e conflitos durante a colonização e que perduram até hoje. Como consequência temos países com grandes "buracos" nas estruturas econômicas, sociais e políticas. A economia foi abalada pela introdução de cultivos destinados a atender as necessidades da metrópole, além das colônias alterarem as características físicas, provocando a formação de desertos e solos inférteis. A questão da fome e da pobreza se fortaleceram no momento em que vários povos começavam a depender dos produtos vindos da Europa e agravada ao intenso processo de crescimento populacional. Na questão politica, os Estados tornaram-se fracos e insuficientes para resolver todos os problemas já vigentes.
    Gustavo Gerin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante a sua comparação - Plantation X Fome.
      O sistema de plantation foi uma (das várias) estratégias neocolonialista utilizada para subjulgar o povo africano.
      Professora

      Excluir
  4. A charge mostra a divisão da África durante a Conferência de Berlim que foi feita de forma arbitrária, sem se preocupar com o que já existia no continente. Os efeitos disso foram desastrosos para os povos africanos. Algumas consequências dessa partilha foram:
    · Conflitos étnicos causados pela união povos rivais sob o mesmo território;
    · Os estados africanos atuais, na sua maioria, não têm a mesma unidade cultural, linguística ou cultural;
    · Existem casos em que um mesmo Estado abriga várias nações ou até uma única nação em dois ou mais Estados;
    · A economia africana tradicional – comunitária ou de subsistência – foi substituída pelo cultivo de produtos visando os interesses econômicos das metrópoles;
    · Vários povos que eram auto-suficientes na produção de alimentos ficaram dependentes dos produtos importados das metrópoles.
    Por Nathália Mendonça

    ResponderExcluir
  5. Gostei da síntese!
    Cabe lembrar que o conceito de nação é diferente de povo.
    Neste contexto, no terceiro tópico a definição correta seria "povo".
    Professora

    ResponderExcluir
  6. A disputa de interesses sobre a África se deu por meio da Conferencia de Berlim,os países Europeu queriam ''dividir'' a África entre si,e até mesmo ocupavam nesse tempo regiões próximas ao litoral. Os interesses imperialistas dos países possibilitou uma facilidade no escoamento de matérias primas,utilização de seus recursos naturais,e mão de obra fácil e barata.
    Todavia,o país apresenta regiões ricas e pobres,mas como a Beatriz citou,o lado pobre,prevalece mais devido vários fatores,que antecedeu a partilha e interesses,até as situações econômicas e climáticas.
    Amanda Costa

    ResponderExcluir